Comentários feitos por especialistas brasileiros da PMK Fundraising e Supporter's Club - www.pmk.com.br

Mostrando postagens com marcador Programa de Doação Mensal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Programa de Doação Mensal. Mostrar todas as postagens

13 dicas para criar um hábito de DOAR e fazer um Programa de Doação Mensal consistente


Muitos estudos psicológicos têm demonstrado a força do hábito. 

Depois que as pessoas criaram um comportamento, elas estão preparadas para ficar com ele. 

Mudar um hábito exige grande esforço e quando o que se perde é muito importante, é quase impossível que isso aconteça.

O bom dessa regra é que ela é válida também para nos bons hábitos, e não apenas para os hábitos maus ou questionáveis.

Os fundraisers podem usar este princípio para alimentar um padrão de generosidade. 

E se você pudesse transformar a doação num hábito para seus doadores? 

Uma maneira muito eficaz de fazer isso é com um forte programa de doação mensal . 

Veja como: 

1. Faça disso uma prioridade dentro de sua instituição. É importante antes de tudo mudar a cabeça daqueles que são de casa, depois pensar em mudar o hábito dos que apoiam sua causa. Para fazer isso dê prioridade à doação mensal nas metas de suas estratégias de captação.

2. Adicionar em sua comunicação frequentes apelos para a doação mensal.

3. Crie um canal especial de relações com os doadores mensais e sempre deixe a porta aberta para novas doações mensais

4. Em seus apelos de angariação de fundos, em seu site, e em suas páginas de donativos online, sempre destacar a opção de fazer uma doação mensal.

5. Dar a seus simpatizantes mais flexibilidade para doar mensalmente, veja o sistema que melhor se adapta a seus outros hábitos. 

6. Acompanhe o histórico de seus doadores eventuais para ver quais estão prontos para serem convidados a serem doadores mensais. 

7. Os doadores mensais dão mais ao longo do tempo e você tem um fluxo constante de recursos confiáveis. Portanto, faça tudo o que for possível para facilitar que seu doador eventual se transforme em mensal.

8. Faça um teste rápido de seu programa de doação mensal. Quando você acha que já tornou o seu processo de doação fácil, tente simplificar ainda mais. Então pergunte a si mesmo, é possível deixar ainda mais fácil?

9. Atribua a seus valores de doações mensais o financiamento de ações significativas, que justifiquem esse tipo de doação. Conte histórias específicas que mostrem o impacto coletivo de seus mantenedores e destaque como cada membro de seu programa faz a diferença. 

10. Pequenas doações mensais podem ser um ponto de entrada viável para novos doadores. A doação de 20 ou 30 reais por mês se torna mais factível do que uma doação de 100,00 de uma só vez.

11.  Concentre-se nos benefícios. Hábitos são reforçados por recompensas, e a boa sensação de ajudar os outros é enorme. 

12. Mostre gratidão. Isso deve ser expresso em toda comunicação com seu apoiador. E isso deve começar desde a página de confirmação de doação.

13. Deixe seus doadores mensais verem exatamente como suas contribuições somam e como eles fazem de sua missão uma realidade. 

Valor a Longo Prazo. Quanto realmente vale um Doador Mensal?


Basicamente existem 3 formas de analisar o valor de um DM (Doador Mensal):

- Custo por Resposta (CPR) 

- Valor a Longo Prazo (LTV – Long-Term Value) 

- Retorno sobre Investimento (ROI – Return On Investment) 


Custo por Resposta (CPR) 

Consiste de dois componentes: 

A - os custos do início das negociações (front-end), que são os custos para a aquisição de um doador (que inclui o custo do espaço em anuncio, ou uma campanha de mala direta, ou e-mail marketing);

B - "back end" que são todos os custos subseqüentes (incluindo quaisquer prêmios utilizados) para agradecer e receber um membro de um Grupo de doação mensal. 

O CPR é o montante de todos o custos do início das negociações e subseqüentes, divididos pelo numero de respostas de uma campanha para recrutamento. 

Quanto me custou conquistar esse novo DM? 

Tive gastos com operação telefônica? E para incluí-lo no meu Banco de Dados (carta de agradecimento, processamento, etc)? 

        CPR = Custos de Aquisição / No. de Repostas 


Valor a Longo Prazo – LTV (long-term value) 

O LTV é uma estimativa sobre a renda liquida total gerada por um DM durante toda a sua história. 

Isto inclui - além das doações mensais - qualquer outra renda bruta proveniente de um doador. 

As projeções do LTV são feitas com base no comportamento de um doador, assim como conjecturas sobre o impacto de novos programas e estratégias que se implemente. 


Retorno sobre investimento (ROI – return on investment) 

É calculado através soma dos custos de aquisição no início das negociações + custo subseqüente + custos de upgrade e de serviço, subtraída do LTV, dividindo-se o numero resultante pelo custo da aquisição. 

Complicado?

Vamos lá: em outras palavras, divide-se a renda bruta de um doador pelo investimento liquido que se fez na aquisição daquele doador.

 ROI = LTV – (custo aquisição + custos de serviços) custo de aquisição 

Vejamos um exemplo de ROI:

Numa campanha de telemarketing, o custo médio no recrutamento de cada DM é R$55,00. 

Todos custos subseqüentes durante os anos de doação somam R$100,00. 

Estima-se o Valor a Longo Prazo da media de doação do doador mensal ser de R$1.255,00. 

Para computar o ROI, simplesmente subtraia aqueles R$155,00 nos custos de aquisição e desenvolvimento do VLP. 

Obtêm-se R$1.100,00 líquidos. 

Então divida O resultado pelo mesmo custo de aquisição de R$55,00. 

 ROI = 1.255 – (55 + 100) = 1.100 / 55 = 20 

Ou seja, para cada REAL investido, ganhou 20 reais (ou seja 2.000%).

É vital que se entenda que o ROI varia - algumas vezes de modo dramático - através dos meios da doação. Não é bom misturar os que doam através do Débito Automático e Cartão de Crédito, com Boleto. 

Em geral, o Valor Longo Prazo dos doadores DA é de 5 a 10 vezes daquele dos doadores via boleto. 

Cada centavo que você gasta na arrecadação de fundos deve ser visto como um investimento. 

Para se tomar decisões eficazes em termos de custo, é preciso estar apto a comparar o retorno dos diferentes investimentos, dos segmentos do arquivo de doadores, das listas e da mídia. 

De outra forma, você estará sujeito a cometer erros caros - não está propicio a maximizar a sua renda. 

Por exemplo, suponha que uma campanha de telemarketing para recrutar doadores mensais resulte em um ROI de somente $2 no primeiro ano - $2 para cada $1 investido. 

A sua campanha para mala direta rende um ROI no primeiro ano de $1.50 por $1 investido. 

Uma vez que o telemarketing trouxe 33% a mais de dinheiro do que a mala direta, dirige-se todo o orçamento para o recrutamento via telemarketing. 

Suponha agora que depois de quatro anos se perca 60% dos doadores mensais recrutados através do telemarketing. 

E que o índice de suspensão de DM (SU) com os seus doadores obtidos pela mala direta é de somente 25%. 

Se a media de doações mensais para os dois grupos são similares, então o LTV dos nomes através da mala direta será muito maior, e este índice - bastante inferior de atrito - poderia ser basicamente quatro vezes mais valioso! 

Você somente saberá o que realmente tem valor quando usar ferramentas de medidas, que podem lhe mostrar como e onde investir o seu escasso dinheiro. 

Muitos fatores podem afetar o ROI e o LTV. 

Mas esse assunto veremos em nosso próximo post.

Como Obter Ainda Mais Contribuições dos Seus Doadores Mensais?


Os membros do seu Grupo de Doação Mensal são mais propensos a lhe doarem mais dinheiro do que os outros doadores - durante mais tempo e além de suas doações mensais. 

Eles farão doações especiais, comprarão seus produtos, virão a eventos especiais e incluirão a sua instituição em suas heranças. 

No entanto, não seja ganancioso! 

Muita pressão, muitas solicitações, tudo em nome de uns poucos centavos extras aqui e acolá, podem fazer perder uma vida toda de doação. 

A maneira mais lógica de elevar a receita proveniente dos Doadores Mensais é através de uma melhoria de suas doações (upgrade). 

1. Vamos dizer que 10.000 pessoas estão atualmente ativas em seu Programa de Doação Mensal. 

2. Você as contata através de correspondência e pelo telefone e 20% delas elevam suas doações.

3. Numa média de R$5,00 ao mês. 

4. 2.000 doadores a um aumento de R$5,00 = R$10.000,00.

5. Em um ano, isso significará R$120.000,00 a mais.

O resultado de um esforço para upgrade dependerá de como os seus doadores sentem-se sobre a sua instituição, qual o tipo de telefonema recebem e qual o conjunto de packages que você utiliza em sua comunicação habitual.

Doador Mensal: quando é que ele te abandonou?


Cada Instituição terá um comportamento diferente em seu Grupo de Doadores Mensais. 

Mas, uma pergunta é frequente: 

"Como eu posso prever quando o doador está me abandonando?"

Aqui vai uma "receita genérica". 

Ela pode não se aplicar a exatamente todos os casos, mas corresponde à grande maioria de instituições do Terceiro Setor: 

- 1 mês sem pagar 
 ainda não deixou o Grupo

- 2 a 3 meses sem pagar 
está deixando o Grupo

- 4 a 5 meses sem pagar 
saiu do Grupo

- 6 meses ou mais sem pagar 
deixou Grupo de modo grave.