Comentários feitos por especialistas brasileiros da PMK Fundraising e Supporter's Club - www.pmk.com.br

8 passos para escrever uma carta de levantamento de fundos bem sucedida - 5a. parte

(continuação do post "8 passos para escrever uma carta de levantamento de fundos bem sucedida - 4a. parte)

Passo 5: Escreva o lead 

Se o parágrafo de abertura da carta (e isso vale para qualquer mensagem) não atrair a atenção do leitor, ele dificilmente continuará lendo. 

Pesquisas mostram que o lead da carta tem um índice de leitura muito superior a qualquer outro elemento da carta, exceto pela parte externa do envelope e do P.S. 

O parágrafo de lead – uma sentença simples, na maior parte do tempo – é um dos elementos mais importantes em uma carta de levantamento de fundos, o que pode ajudar a explicar porque o lead é mais um desses pontos em que o redator empaca.

Mas você não empacará. 

Você sabe exatamente como você vai iniciar sua carta para Esperança Viva.

Você começará com uma breve e inspirada história sobre um cliente de seis anos de idade que personifica tudo que há de bom sobre seu trabalho – alguma coisa como isso: 

- Joana apenas sabia que as coisas iam ficar melhores. Foi o que Teresa disse para ela. Joana tinha apenas seis anos de idade, e passou a maior parte de sua vida nas ruas. 

- Dirigindo de cidade em cidade com um pai que nunca conseguia arranjar um emprego duradouro. Sem escola. Nem amigos. Nada de roupas bonitas que outras meninas usavam. Mas um dia Joana e seu pai apareceram em nosso abrigo de Belo Horizonte. Teresa estava de serviço e deu as boas-vindas aos recém-chegados. Pode-se dizer que foi amor a primeira vista. 

Enquanto você estava concentrado lendo este lead, você pode achar conveniente escrever o encerramento da carta também. 

Assim como o lead pode ser diretamente conectado ao teaser do envelope externo, se houver algum, o encerramento deveria ter uma conexão com o lead. 

Se você começou a carta fazendo uma pergunta, responda agora. 

Se começou com um desafio, volte ao desafio outra vez e repare em como agora sua oferta permitirá o leitor a responder de maneira significativa. 

Feche o círculo; termine sua carta com um fim satisfatório. 

Neste caso, você vai querer ter certeza que Joana, seu pai e Teresa se encaixam e vão ser mencionados em sua carta.

Vamos para o 6o. passo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário