Comentários feitos por especialistas brasileiros da PMK Fundraising e Supporter's Club - www.pmk.com.br

8 passos para escrever uma carta de levantamento de fundos bem sucedida - 4a. parte

(continuação do post "8 passos para escrever uma carta de levantamento de fundos bem sucedida - 3a. parte)


Passo 4: Escreva o envelope externo 

Este é um ponto no qual são grandes as chances de você se atrapalhar outra vez, mesmo se tiver criado uma pérola de Conceito de Marketing. 

Se a carta que eu estiver criando precisar de um teaser no envelope externo – uma dessas promessas e semi-afirmações bonitinhas e provocativas – eu posso trabalhar nela por horas antes de passar para o próximo passo. 

Eu posso escrever duas mil palavras antes de escrever um teaser realmente bom. 

Com mais freqüência do gostaria, tenho que me satisfazer com algum que está longe do ideal. 

Sim, um teaser pode atiçar o leitor a abrir o envelope, e talvez apenas o teaser seja capaz disso. 

Um teaser que funciona é aquele que desafia, pergunta, intriga o leitor, atraindo-o mais profundamente para o diálogo silencioso capaz de gerar uma doação. 

Como qualquer outra coisa em uma package de levantamento de fundos, o teaser do envelope externo precisa ser apropriado. Por exemplo, é difícil imaginar como qualquer um dos teasers abaixo possam ser usados em um envelope externo para uma package de aquisição de novos doadores: 

“É tempo de renovar”

“Boletim Especial para Membros apenas”

“Sua Newslewtter está inclusa”. 

Todos esses teasers sem dúvida são os mais ofensivos para um pedido por uma doação, assim como indicações aparentemente fora de propósito como “Correio de Primeira Classe” ou “Documentos Oficiais”. 

Freqüentemente o melhor teaser é nenhum teaser. 

Cartas de levantamento de fundos quase sempre são criadas para simular cartas pessoais, de modo que teasers podem diminuir o efeito que o redator espera conseguir. 

De fato, testes extensivos sugerem que o número de respostas não é necessariamente maior quando se usa um teaser, mesmo quando parece apropriado usar um. 

Na verdade apenas teasers realmente muito bons podem fazer alguma diferença. 

Teasers fracos provavelmente não tem efeito algum – ou pior, convencem o leitor a não abrir o envelope. 

Afinal de contas, para a maioria das pessoas os teasers são uma indicação clara de que esta carta é de levantamento de fundos, portanto o destino dela é o lixo. O

Vamos assumir que você decidiu que seu apelo da Esperança Viva será um envelope fechado, parte externa personalizada, mas sem teaser. 

Você está pronto para o quinto passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário