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O segredo de Retenção do Colaborador: Gratidão + Boa Comunicação


Se a sua organização é como a maioria das organizações sem fins lucrativos, você certamente concentra seus esforços de captação de recursos na aquisição de novos doadores. 

Tudo bem. Afinal os doadores são a seiva da sua organização, e eles precisam ser motivados a cada ano para apoiar o seu bom trabalho.

O pequeno segredo que pouca gente sabe é apenas 27% dos doadores em um determinado ano dará novamente no próximo ano. 

Assim, 73% dos seus doadores, duramente conquistados num ano, vai deixá-lo no próximo. 

O que isso equivale a em números reais? 

Se você tem uma taxa de atrito nessa média de 27%, significa que apenas 19 dos 1.000 doadores que você conquistou permanecerá com sua causa após três anos. 

Então:

1o. ano - 1.000 doadores, com um valor médio de 30,00 = 30.000,00.

2o. ano - 27% de retenção, 270 doadores x 30,00 = 8.100,00.

3o. ano - apenas 73 doadores x 30,00 = 2.190,00.

4o. ano - 19 doadores x 30,00 = 570,00

Ou seja, em 4 anos, esse grupo de doadores, terá doado um total de 40.860,00.

Então, quando planejar seu investimento em aquisição de novos doadores, faça essa conta. Inclua todos os gastos que você terá e os benefícios que receberá.

Você vai descobrir que o custo de aquisição é caro!

Ele é de cinco a seis vezes o custo para reter um doador existente.

Portanto, pense bem, estrategicamente, num programa poderoso de retenção

No cálculo acima, basta aumentar a retenção do primeiro ano de 27% para 50% e você terá um aumento de 38% ou mais no resultado de 3 anos. Com um custo muito inferior.

Vejamos:

1o. ano - 1.000 doadores, com um valor médio de 30,00 = 30.000,00.

2o. ano - 50% de retenção, 500 doadores x 30,00 = 15.000,00.

3o. ano - 250 doadores x 30,00 = 7.500,00.

4o. ano - 125 doadores x 30,00 = 3.750,00

Ou seja, um total de 56.250,00.

Mas veja que interessante: no 4o. ano você terá 6,6 vezes mais doadores. Pense isso agora em grande escala, com 10.000 doadores, 50.000, 100.000...

Como se faz uma retenção eficaz?

Dê amor para receber amor. 

Há apenas uma maneira de manter mais doadores envolvidos com a sua organização: gratidão de verdade combinada com uma boa comunicação.

Escreva cartas, e-mails, conte histórias, mostre para ele o que foi feito com sua doação e o quanto você é grato por isso. Como são gratos aqueles que foram beneficiados.

Mostre a ele que, doando, está sendo um verdadeiro voluntário. Mesmo que ele não tenha tempo para doar seu tempo, ele está fazendo a diferença na vida de alguém. Que sua doação, seja ela grande ou pequena, faz essa diferença.

Veja no vídeo abaixo um bom exemplo dessa comunicação:



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