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8 passos para escrever uma carta de levantamento de fundos bem sucedida - 1a. parte

Cartas de Fundraising

Não muito tempo atrás, um homem que trabalhava no ramo de levantamento de fundos há mais de 30 anos se gabou de que raramente gastava mais de uma hora ou duas escrevendo um carta de fundraising – e a carreira dele estava repleta de casos extremamente bem-sucedidos. 



Alguns dos apelos mais lucrativos que ele tinha escrito, segundo ele, não levaram mais do que 45-60 minutos para serem feitos. 

Você escolhe se acredita nele ou não (pessoalmente, sou cético).  Mas você não ouvirá comentários semelhantes neste Blog. 

Nossa equipe passa horas – dias, às vezes – trabalhando no Conceito de Marketing antes mesmo de escrever uma única palavra. 

Em outras palavras, pensando no que vou escrever, gasto o mesmo tempo que outro escritor usaria para fazer uma carta do início ao fim. É um tempo bem gasto, eu acho. 

Uma vez que descubro o que vou escrever, o resto costuma sair rápido e tranqüilo (pelo menos na maior parte do tempo). 

Criar o Conceito de Marketing é apenas o primeiro de oito passos que percorremos quando escrevemos uma mensagem de levantamento de fundos, mas normalmente ocupa metade ou ¾ do tempo total que gasto trabalhando no projeto. 

A seqüência de oito passos que vamos ver pode não funcionar para você. 

De fato, talvez você prefira trabalhar como alguns escritores que juram que escrevem primeiro para planejar depois (ao invés do contrário). 

Independente disso, eu espero que você tente nosso método primeiro. 

Talvez você até goste! 

Então vamos dar uma olhada nos oito passos, um por um. 

Assuma que você foi escolhido para escrever uma carta simples, um apelo especial direto para doadores ativos de uma entidade de caridade chamada “Esperança Viva”. 

Eis aqui nossa recomendação para seguir em frente com esse projeto. 

Passo 1: Desenvolva o Conceito de Marketing 

Escreva um Conceito de Marketing Completo, para entender a oferta que você fará na carta. Escrever este conceito forçará você a decidir quanto dinheiro será pedido, quem assinará a carta, e se você incluirá um mecanismo de envolvimento do doador (como uma pesquisa), um sorteio, ou um prazo – todas as coisas sobre as quais você escreverá. 

Neste caso, vamos dizer que você determinou que o Conceito de Marketing será o seguinte: 

"Como Diretor Executivo da Esperança Viva eu escrevi para você muitas vezes no passado sobre os terríveis desafios enfrentados por moradores de rua de nossa cidade. Agora estou escrevendo para você, um de nossos colaboradores mais leais e generosos, para falar sobre um desafio que é uma oportunidade maravilhosa: dois membros do Conselho de Curadores se ofereceram como voluntários para igualar sua doação real-a-real, desde que ela seja enviada antes de 15 de janeiro – até um total de 100.000,00. O dinheiro levantado neste Desafio da Esperança será usado para ampliar nosso novo abrigo, então 30 famílias sem-teto poderão ter um lugar confortável e seguro para dormir durante as semanas difíceis do inverno."

Agora você está quase pronto para começar a escrever o apelo em si.

Vamos para o passo número 2?

(continua em outro post)


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