Comentários feitos por especialistas brasileiros da PMK Fundraising e Supporter's Club - www.pmk.com.br

Dizendo Obrigado.



Fale com qualquer profissional especialista em levantamento de fundos, e ele irá concordar: agradecer aos doadores pronta e efetivamente é fundamental em qualquer programa de arrecadação de dinheiro. 

É claramente a coisa mais educada a ser feita. 

É também senso comum, confirmado por pesquisas, que agradecimentos a doadores aumentam o grau de resposta a apelos subseqüentes, reforçam lealdade do doador e ajudam a construir um relacionamento de longo-prazo com doadores. 

Mas o que constitui um agradecimento efetivo a um doador? 

Muitos profissionais de levantamento de fundos irão argumentar que o agradecimento ao doador é o melhor momento para solicitar outra doação – e manter sua organização “top of mind” com seus doadores. Muitas organizações sem fins lucrativos mandam uma carta de agradecimento “bumerangue”: a combinação de recibo de doação e formulário adicional da resposta do presente. Outras são menos agressivas e incluem um envelope de resposta com o seu “Obrigado”. 

Em Donor Centered Fundraising, o mais recente livro de Penelope Burk documentando vários anos de pesquisa sobre relacionamento com doadores, a autora insiste que pedir por mais dinheiro numa carta de agradecimento, independente de ter sido enviada imediatamente ou indiretamente, é considerado “falta de educação”

De acordo com Burk, 66% dos doadores disseram que receberam pedidos por outra doação na carta de agradecimento. 53% disseram que foi rude, e 8% falaram que pararam de doar quando isso aconteceu

Independente de você escolher seguir ou não o conselho de Burk, a pesquisa dela confirma tudo o que a maioria dos levantadores de fundos concorda ser os melhores itens de uma carta de agradecimento efetiva: 

1 - Doadores preferem uma carta de verdade (e não uma carta padronizada), que seja personalizada, com uma saudação pessoal e uma assinatura (pessoalmente assinada por membro altamente graduado da organização, se possível). 

2 - Uma boa carta de agradecimento comunica calor e gratidão. De acordo com uma máxima dos levantadores de fundo “as pessoas se dão com as pessoas”, sua habilidade de se expressar como você se sente com a contribuição do doador será lembrada com carinho. 

3 - A carta deve ser positiva e escrita em tom “você tornou possível”. A carta de agradecimento é uma oportunidade para o doador se sentir bem com sua decisão e reforçar sua crença de que o grupo é eficaz, se importa, e é digno de ser sustentado. 

4 - É considerado por muitos profissionais como a “Regra de Ouro” do levantamento de fundos: cartas de agradecimento devem ser enviadas imediatamente. De acordo com o estudo de Burk, 44% dos doadores disseram que uma carta de agradecimento enviada o mais rápido possível influenciaram em suas futuras decisões de doação. 

Em minha firma, encorajamos organizações sem fins lucrativos a enviar cartas de agradecimento em até uma semana após a doação. Se possível, em 24 horas.

Com doações de 50,00 ou mais, as respostas devem ser enviadas de preferência entre 24 a 48 horas. 

A chave é achar um equilíbrio certo entre o eficaz e o oportuno da carta de agradecimento de sua organização. 

Para casos especiais (doações muito grandes, doações extras, amigos, etc.), o diretor adiciona uma nota manuscrita na carta, enviar uma carta de agradecimento adicional, mandar um e-mail personalizado, e/ou fazer um telefonema especial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário