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O Princípio de Pareto. Isso Pode Mudar Tudo na sua Organização
Também conhecido como princípio 80-20, o Princípio de Pareto, afirma que para muitos fenômenos, 80% das consequências advêm de 20% das causas.
O princípio foi sugerido por Joseph M. Juran, que deu o nome em honra ao economista italiano Vilfredo Pareto.
O que isso tem a ver com Fundraising?
Calma.
Vamos primeiro entendê-lo bem, através de alguns exemplos:
- Uma livraria não pode ter todos os títulos do mercado, portanto ela aplica a regra de Pareto e foca em 20% dos títulos que geram 80% da receita.
- Em vendas comissionadas, 20% dos vendedores ganharão mais de 80% das comissões.
- Estudos mostram que 20% dos clientes respondem por mais de 80% dos lucros de qualquer negócio.
- Menos de 20% das celebridades dominam mais de 80% da mídia, enquanto mais de 80% dos livros mais vendidos são de 20% dos autores.
- Mais de 80% das descobertas científicas são realizadas por 20% dos cientistas. Em cada época, são uns poucos especialistas celebres que fazem a maioria delas.
Entenda que o Princípio de Pareto ficou conhecido por esta relação 80/20 que mostra uma relação muito desproporcional, entre causa e efeito, mas com frequência existem quadros muito mais extremos, por exemplo: os americanos representam menos de 5% da população mundial, mas consomem 50% da cocaína do planeta.
Ou seja, embora seja chamado de principio dos 80/20, ele pode ser 50/5, 90/10, ou o que for.
E agora, aplicando para Fundraising:
1. Você já sabe como é o perfil de sua carteira de doadores? Pode ser que você esteja fazendo um esforço de comunicação com aqueles 80% que doam apenas 20% das entradas e esquecendo de tratar com prioridade os 20% de doadores que colaboram com 80% do valor das entradas.
2. E como vai a gestão do seu tempo em relação à Missão de sua entidade? É provável que você gaste 80% do seu tempo cuidando de coisas que nada têm a ver com com ela e apenas 20% do seu tempo focado naquilo que sua entidade deve realmente fazer.
3. E os projetos em que você decide colocar todo seu esforço? São aqueles que rendem 80% de resultado ou aqueles que dão 20% de resultado e 80% de trabalho?
4. Será que você não está gastando 80% do seu tempo pensando em levantamento de fundos, em pagar contas, quando poderia contar com uma agência terceirizada que pensasse 100% nisso por você?
Pense sempre nisso.
Calcule sempre essa proporção.
Em tudo na sua vida.
E você vai se assustar como seu tempo é mal gerido e o seu foco também.
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